CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR ANTÔNIO ROSA – 15 ANOS DE ATIVIDADE – 11 ANOS EM CACOAL – APROVADO – COMPROVADO – Contatos: 3441 0959, 9210 3595 e 9205 7828 – ANTONIOROSACURSO@IBEST.COM.BR

http://antoniorosavideoaulas.blogspot.com.br/

facebook

Turma Defensoria Pública/RO – Início: primeira semana de fevereiro de 2.015 – Aulas de segunda a sexta-feira – Atendimento: das 14h às 17h e 30min – Local: Escola ULBRA/Concórdia (Cacoal)

Seguidores

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

POLÍCIA CIVIL/RO 2009 - NÍVEL MÉDIO
CONHECIMENTO REGIONAL - COMENTÁRIOS

QUESTÃO 16 // Resposta: centro regional e centro sub-regional
Fiz algumas pesquisas na internet e encontrei a resposta correta no site do IBGE. Lá existe uma classificação apontando Porto Velho como centro regional. E pelo contexto das alternativas, pode se concluir que Ji-Paraná é um centro sub-regional.

QUESTÃO 17 // Resposta: intrusões e coberturas residuais de plataforma
"2. Os planaltos em intrusões e coberturas residuais de plataforma - Constituem o resultado de ciclos erosivos variados e se caracterizam por uma série de morros e serras isolados, relacionados a intrusões graníticas, derrames vulcânicos antigos e dobramentos pré-cambrianos, a exceção do planalto e Chapada dos Parecis, que é do Cretáceo (mais de 70 milhões de anos). Nesta categoria destacam-se os planaltos residuais norte-amazônicos, os planaltos residuais sul-amazônicos e o planalto e a chapada dos Parecis."

QUESTÃO 19 // Resposta: Equatorial Continental durante o verão e Polar Antártica durante o inverno
Observe que no mapa do verão, a massa Equatorial Continetal (mEc) parte do centro do Estado do Amazonas e passa pelo Estado de Rondônia em direção ao centro do país.
Já no mapa do inverno, a massa Equatorial Continental (mEc) está retraída, abrangendo apenas os Estados do Amazonas e do Acre. Já a massa Polar Atlântica (mPa), vinda do sul do país, atravessa o Estado de Mato Grosso atingindo o sul do Estado do Amazonas. Vai além do Estado de Rondônia.
Então, pela análise dos mapas, essa é a melhor resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário