CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR ANTÔNIO ROSA – 15 ANOS DE ATIVIDADE – 11 ANOS EM CACOAL – APROVADO – COMPROVADO – Contatos: 3441 0959, 9210 3595 e 9205 7828 – ANTONIOROSACURSO@IBEST.COM.BR

http://antoniorosavideoaulas.blogspot.com.br/

facebook

Turma Defensoria Pública/RO – Início: primeira semana de fevereiro de 2.015 – Aulas de segunda a sexta-feira – Atendimento: das 14h às 17h e 30min – Local: Escola ULBRA/Concórdia (Cacoal)

Seguidores

quinta-feira, 1 de abril de 2010

COMO PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS 
(A fórmula é simples)
a) Estude com muita antecedência, principalmente as disciplinas básicas: L. Portuguesa, Informática, Conhecimento Regional, D. Constitucional, D. Administrativo. Os candidatos que deixam para estudar todas as disciplinas depois da publicação do edital não conseguem aprovação, pois é impossível sanar todas as dúvidas na reta final. Ainda que consiga ler todo o conteúdo programático, haverá um intenso cansaço gerando desgaste físico e psicológico. E não basta ler a matéria...
b) Adquira bons materiais (livros, apostilas, vídeoaulas) e faça um bom curso preparatório. Junte seus amigos que também estão estudando para investir em materiais de estudo. Não basta estudar muito; é preciso estudar direcionado para concurso público. Estude muito, mas com bons materiais. 
c) Resolva questões de concursos anteriores, pois essa técnica ajuda a direcionar os seus estudos e a aprimorar o conhecimento teórico. As dúvidas devem ser sanadas na prática de atividades. Só ler a matéria não é o suficiente...
d) Sempre que possível faça provas de concursos, pois estará aprimorando a sua prática na resolução de provas de concursos. As pessoas que fazem provas constantemente sabem dominar o nervosismo, conseguem administrar bem o tempo de prova e possuem domínio adequado das disciplinas comuns (L. Portuguesa, Informática, C. Regional, Noções de Direito).
b) Depois da publicação do edital, monte estratégias para estudar de acordo com as regras. Por exemplo:
• Concentre seus estudos nas disciplinas específicas do cargo.
• Dedique mais tempo às disciplinas que possuem mais pontos na prova. O destaque pode ser tanto pelo número de questões quanto pela diferença de peso entre às questões.
• Dê preferência aos assuntos que você ainda não domina. É inútil  ficar estudando coisas que você já sabe.
• Resolva questões de concursos anteriores realizados pela instituição responsável pelo certame. Uma boa parte da prova segue padrões estabelecidos pela banca examinadora. Ou seja, muitas questões são previsíveis. 
• Prepare-se para resolver questões fáceis, médias e difíceis. Toda prova bem elaborada apresenta uma adequada distribuição das questões entre o conteúdo programático e apresenta diferentes graus de dificuldade em suas questões.
c) Nunca pense que você está estudando muito, pois sempre haverá pessoas estudando mais. Alguns "malucos" estudam dez horas diariamente e depois da publicação do edital elevam para doze horas diárias de estudo. Esses candidatos, que estudam na surdina, são quase imbatíveis. É uma "concorrência desleal". 
d) Evite todo e qualquer tipo de pressão e cobrança, pois o nervosismo na hora da prova só vai prejudicar o seu desempenho. Fuja também dos palpites negativos, pois tudo depende somente de você (que precisa de motivação e entusiasmo para estudar).
e) Procure informações SOMENTE com pessoas que prestam concursos públicos constantemente e que realmente possuem informações seguras e taxativas (lembre-se de que a concorrência existe e é possível que boatos sejam espalhados para atrapalhar). Independentemente da fonte, cheque todas as informações na internet por meio dos sites oficiais: D.O.E., Governo de Rondônia, instituição organizadora, jornais eletrônicos especializados em concursos públicos, etc.
f) Saiba que os candidatos “afiados” são determinados, discretos e seguros. Concurseiro esperto não divulga suas ações para evitar sabotagem (moral, psicológica, emocional). Saiba que candidato desesperado não passa em concurso público. Algumas pessoas que estudaram menos conseguem se classificar melhor do que outras que estudaram mais porque estão melhor preparadas psicologicamente e emocionalmente. Isso ocorre também porque alguns candidatos leem e interpretam melhor do que outros que estudaram bastante.
g) Sempre é bom lembrar: o cargo público é para toda a vida; então ninguém vai conseguir passar "na moleza".

Nenhum comentário:

Postar um comentário