COMO ESCOLHER UM BOM CURSO
PREPARATÓRIO
Caro concurseiro, antes de ingressar
num curso preparatório verifique os nossos comentários abaixo para não cair em
cilada:
a) Curso
mais caro é melhor? Alguns cursos utilizam a estratégia de cobrar mais
caro para impressionar os incautos. Outros cobram mais caro apenas para
aproveitar mesmo o desespero dos concursandos.
b) Curso que tem
mais professores é melhor? Saiba quem são os
professores, a sua formação pedagógica e a sua experiência em concursos
públicos (que você pode checar na internet). É evidente que vale mais a
qualidade do que a quantidade.
d) Quanto custa
a hora/aula (60min)? Divida o valor total do curso pela quantidade de
horas-aulas (60min) e encontre essa resposta.
e) Esse curso
tem carga horária definida? Algumas turmas preparatórias
não têm fim: as aulas estão sempre reiniciando porque novos alunos aparecem
diariamente. Outros alunos desistem. Os meses passam. O conteúdo não é
ministrado. E o barato sai caro.
f) Como faço
para obter informações dos cursos preparatórios? Busque informações diretamente com os
dirigentes de cada curso, confronte as informações com depoimentos de ex-alunos
e busque na internet os concursos em que os professores foram aprovados. Não entre
em oba-oba.
g) Em cada dia
letivo há efetivamente três horas de aulas? Muitos cursos preparatórios preenchem
boa parte da carga horária com palestras, filminhos, apresentações, leitura
silenciosa, correções de cadernos, etc. sem contar o dia que os alunos vão e os
professores não aparecem. E o seu dinheiro vai pelo ralo.
h) Como são as
aulas? É importantíssimo
informar-se a respeito da qualidade das aulas. Não se iluda com quantidade. Se
as aulas forem ruins, não adianta haver muitos dias letivos. Lembre-se de
que você sempre precisará estudar também em casa. Nenhum curso
preparatório fará tudo sozinho. Para cada aula de 45 minutos, o professor deve
investir pelo menos dez horas na elaboração de materiais e no roteiro de
explanação, sempre se pautando na sua experiência de provas de concursos. Ou
seja, é obrigação do professor levar tudo esquematizado e resumido para que os
alunos possam apenas exercitar/revisar em casa.
c) Como
avaliar um curso preparatório? Converse diretamente
com ex-alunos para identificar o perfil da instituição. Verifique se os
dirigentes são dinheiristas/oportunistas ou se são cumpridores dos compromissos
assumidos colocando a aprovação dos alunos sempre como meta principal.
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