CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR ANTÔNIO ROSA – 15 ANOS DE ATIVIDADE – 11 ANOS EM CACOAL – APROVADO – COMPROVADO – Contatos: 3441 0959, 9210 3595 e 9205 7828 – ANTONIOROSACURSO@IBEST.COM.BR

http://antoniorosavideoaulas.blogspot.com.br/

facebook

Turma Defensoria Pública/RO – Início: primeira semana de fevereiro de 2.015 – Aulas de segunda a sexta-feira – Atendimento: das 14h às 17h e 30min – Local: Escola ULBRA/Concórdia (Cacoal)

Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Considerando que nem todos os candidatos erram as mesmas questões, não é conveniente aos professores elaborarem recursos contra o gabarito preliminar (para não prejudicar quem acertou). Porém, uma das questões demonstra claramente o poder que uma banca examinadora tem nas mãos: ela pode até tirar uma serra da região centro-noroeste e colocar no sul de um Estado!
Apresento aqui três questões elaboradas pela própria FUNCAB afirmando que a Serra dos Pacaás Novos está situada na região central do Estado de Rondônia. Por que razão ela mudou de opinião??
FUNCAB // DER/RO AGENTE DE PORTARIA // 2010
18. O relevo do Estado de Rondônia é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões. Em sua parte central, nos planaltos residuais do Guaporé, ocorrem as maiores altitudes, dentre as quais pode-se citar:
A) serra do Melgacho.
B) serra dos Pacaás Novos.
C) planalto do Rio Bonito.
D) planalto da Bocaina.
E) serra das Agulhas Negras.
FUNCAB // DER/RO // 2010 // AUXILIAR DE OFICIAL DE MANUTENÇÃO
18. O relevo de Rondônia é constituído por planícies e por planaltos de baixa altitude. Ocupam sua porção central, onde ocorrem as maiores altitudes, três grandes conjuntos de relevo:
A) serra Grande, serra da Providência e serra dos Dois Irmãos.
B) chapada do Cachimbo, chapada dos Parecis e planalto do Guaporé.
C) serra Trucuá, serra do Alto Guaporé e planalto de Machadinho.
D) serra do Tinguá, chapada dos Papagaios e serra das Uiaras.
E) serra dos Pacaás Novos, serra do Uopiane e serra Moreira Cabral.
FUNCAB // PM/RO // 2009
22. “O relevo do Estado de Rondônia é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões (...). As áreas mais acidentadas encontram-se localizadas no divisor das águas das bacias hidrográficas dos rios Guaporé- Mamoré com as bacias do Madeira e Machado (...). As maiores altitudes ocorrem no Município de Vilhena e as menores no Município de Porto Velho (...)”. (Oliveira, O. Amélio. Geo Rondônia)
De acordo com o IBGE (anuário estatístico 2000) os pontos mais altos do Estado de Rondônia:
A) têm pouca importância, pois o relevo caracteriza-se pela presença de grandes depressões;
B) estão situados na região central do Município de Porto Velho;
C) estão situados na região central do Estado de Rondônia, na serra dos Pacaás Novos;
D) localizam-se no sul da planície Amazônica;
E) localizam-se entre o norte do Estado de Rondônia e a Cordilheira dos Andes.
http://www.embracat.org/RONDONIA-PT.htm

Se você errou a questão abaixo, faça seu recurso contra a resposta dada como certa pela institutição organizadora. Não deixe esse absurdo passar em branco. Caso a instituição não mude o gabarito, contrate um advogado e pleiteie a mudança de gabarito por meio da justiça.
CARGO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO - MINISTÉRIO PÚBLICO/RO 2012
23. No que diz respeito ao relevo de Rondônia, pode-se afirmar que é pouco acidentado. Porém, existem áreas com altitudes que chegam a alcançar mais de 800 m, como na Serra dos Pacaás Novos. A área mais acidentada do relevo de Rondônia, na qual se situa a serra mencionada, localiza-se, predominantemente, em que porção do estado?
A) Norte.
B) Noroeste.
C) Nordeste.
D) Sul. 
E) Leste
Fundamente seu recurso no livro de Geografia de Rondônia do professor Ovídio Amélio e nas próprias questões elaboradas anteriormente pela FUNCAB. Todas as provas anteriores dessa instituição estão disponíveis no site www.pciconcursos.com.br. Boa sorte!
Fique esperto: as pessoas que acertam as questões controversas ficam furiosas quando alguém propõe a elaboração de recursos!

Um comentário: